The Five Venoms (1978), dir. Chang Cheh

felipe caparelli
1 min readJul 18, 2021

--

O enredo de “Os Cinco Venenos De Shaolin”* é tão elaborado quanto suas cenas de luta. Mas se no segundo caso funciona deliciosamente bem — as apresentações de cada um dos “venenos” e a forma como eles ressurgem na tela quando seus detentores dão as caras é fascinante — , no primeiro acaba por tornar a trama inchada, desnecessariamente complexa e por vezes até confusa.

Não há um protagonismo absoluto, linha narrativa coerente ou motivações claras para nenhum dos personagens no filme, mas tal desarranjo é compensado pelas coreografias, montagens e interações entre nossos guerreiros, seja na porrada ou nos inúmeros rodeios até descobrir, de fato, quem é quem.

No final das contas, temos uma história construída com tanto capricho e paixão que ignora suas próprias limitações em favor de injetar algumas doses de drama, mistério e humor numa jornada heroica de honra, vingança, kung fu e canalhice.

* A versão brasileira fez questão de incluir “Shaolin”, popularizado em outros títulos dos Shaw Brothers, mesmo sem haver menção alguma ao estilo nesse longa.

--

--