CineMagia: A História das Videolocadoras de São Paulo (2017), dir. Alan Oliveira

felipe caparelli
1 min readJul 6, 2021

--

Uma narrativa ora pragmática demais ora exageradamente piegas, CineMagia conta uma história facilmente relacionável para qualquer um que já tenha botado os pés em uma videolocadora. O formato é engessado e os depoimentos são, em sua maioria, enviesados mas é difícil não se identificar com os relatos ali descritos — e eventualmente se emocionar lembrando da provação que era escolher entre um lançamento ou filme do catálogo.

Foto: Leandro Furini/Zaso Corp.

É curioso como a história das videolocadoras é independente do cinema ou da televisão — muitos dos filmes citados foram esquecidos pelo tempo. O documentário narra o surgimento, auge e derrocada de uma indústria que teve sua origem na marginalidade, seu auge no desenvolvimento e estabelecimento de novas tecnologias e que pereceu diante do inevitável cruzamento desses elementos: de um lado a pirataria, do outro as plataformas on-demand.

Claro que falta criatividade na estrutura do filme, variedade na abordagem e talvez um maior input daqueles que fizeram dos filmes também arte (e não apenas mercado), mas uma história tão universal e presente em nossas vidas quanto essa, precisava ser contada.

--

--